Tel.: (14) 3402-5252 - Agendamento de Consulta

Sobre Nós

Nossa História

ICM – Instituto do Coração de Marília

A história do ICM – Instituto do Coração de Marília teve início no ano de 1980, quando um grupo de Médicos Cardiologistas e cirurgiões cardíacos, decidiu implantar um serviço aonde o paciente, portador de Doenças do Coração, pudesse ser atendido de forma integral e especializada. Assim, disponibilizaram-se os mais modernos métodos de diagnóstico e tratamento para a época e desde então o grupo do ICM vem se atualizando profissional e materialmente no sentido de acompanhar as mais recentes aquisições na área cardiológica, quer sejam no diagnóstico ou tratamento.

Paralelamente desenvolveram-se atividades didáticas e de pesquisa que tem permitido ao grupo do ICM manter-se unido aos principais centros de referência no País e exterior, principalmente através de estudos multicêntricos para estudo e avaliação de novos medicamentos, novos métodos diagnóstico e outras opções terapêuticas.

Como forma de possibilitar um maior contato com os Médicos Cardiologistas da região e permitir a atualização cientifica de todos os profissionais, cursos de reciclagem e educação continuada são desenvolvidos em conjunto com as Sociedades Médicas da especialidade de maneira regular.

A constante atualização dos Profissionais Médicos também se acompanha de permanente treinamento do corpo de funcionários do ICM, através de programas de atualização e reciclagem dos mesmos.

Programas de treinamento e reciclagem para médicos também fazem parte da história do ICM, que nestes anos proporcionou treinamento para dezenas de profissionais na área de Cardiologia Clínica e Cirurgia Cardíaca.

Programa de Treinamento para Médicos

A partir de 1982 iniciou-se um programa de treinamento para Médicos, na área de Cardiologia Clínica; desde então dezenas profissionais foram capacitados neste programa do ICM.

No ano de 1994, à partir de regulamentação do FUNCOR da SBC, este tipo de treinamento recebeu regulamentação e conseqüente reconhecimento naqueles Serviços que, após análise de qualidade foram aprovados por esta instituição. O título de ETI (Estagiário em Tempo Integral) é aceito como parte dos pontos necessários à obtenção do Título de Especialista em Cardiologista.

Vale lembrar que o ICM foi um dos primeiros Serviços credenciados pela SBC e a grande maioria dos Médicos aqui treinados possui o Título de Especialista.

Durante o treinamento os Médicos são submetidos a estágios em sistemas de rodízio nas diversas áreas de conhecimento no ICM, Santa Casa de Marília e HC da Faculdade de Medicina de Marília.
As principais atividades desenvolvidas no período de treinamento são: Cardiologia Clínica ( Ambulatório e Unidade de Internação), Pré e pós operatório de Cirurgia Cardíaca, Acompanhamento e programação de Marca Passos Cardíacos,Métodos gráficos, Hemodinâmica, Cardiologia Intervencionista, atividades hospitalares de rotina e emergência, Unidade Coronária, Unidade de Terapia Intensiva.

Navegue por nossas páginas e venha conhecer melhor o ICM, lugar de gente que trabalha com o coração.